10ª Festa do Rosário da Penha comemora 209 anos
terça-feira, 21 de junho de 2011Em parceria com a Subprefeitura Penha, a 10ª Festa do Largo do Rosário da Penha comemora 209 anos e tem como tema os perfumes da natureza, “Cheira cravo e rosa e flor de laranjeira”.
O evento se encerrará no domingo, dia 26 de junho, onde durante os dias festivos foram realizados missas e procissões em homenagem às irmandades e pastorais afros da região.
Em várias etapas a festa aconteceu na Feira de Cultura do Largo do Rosário e contou com a participação de grupos de música, dança e teatro.
As estudantes Isabeli Edilene da Silva e Michele Bernardino Marfori, ambas de 14 anos, apresentaram percussão e dança de origem africana com o Grupo Uh-Batuk-erê.“O objetivo do grupo é entender e aprender sobre a cultura dos antepassados. Romper a barreira do preconceito e ensinar as pessoas a respeitar as outras culturas”, disseram as meninas.
O evento trouxe também artistas do Alto Tietê realizando uma troca de produção cultural. O escritor Ademiro Alves, o “Sacolinha”, apresentou um sarau e coordenou a exposição de mídia e literatura, trazendo obras como o livro “Cadernos Negros” do Movimento Quilombogi de Literatura Afro.
No Círculo dos Trabalhadores Cristãos da Penha, uma confraternização foi organizada homenageando as irmandades da região.
A festa do Rosário faz parte do calendário oficial do Estado de São Paulo, e além de suas atrações culturais e religiosas, tem a passagem do rei e da rainha do congo, que serão coroados no dia 19 de junho, após a missa no Rito Romano Inculturado em Estilo Afro Brasileiro e a procissão pelo Largo do Rosário.
No domingo, dia 26 de julho, será celebrada a apresentação musical da Igreja da Sociedade Pró Música Sacra de São Paulo e do Maestro Roberto Expedito Casemiro.
Verifique aqui a programação:
Dia 25 de Junho (sábado), às 20h00:
Terço Cantado: acompanhado pelo Coral “Luar do Sertão”, em seguida, retirada do Mastro com a presença da Congada da Paróquia Jesus Adolescente.
Dia 26 de Junho (domingo), às 19h00:
Apresentação da Sociedade Pró Música Sacra de São Paulo, na Igreja do Rosário. Apresentação do Maestro Roberto Expedito Casemiro.
Fonte: Prefeitura de São Paulo