Centro Cultural da Penha recebe Jam de Danças Urbanas em janeiro
quarta-feira, 19 de dezembro de 2012Tudo começou na década de 70, quando alguns bairros da cidade de Nova York viviam em uma realidade onde pobreza, violência, racismo e drogas eram coisas absolutamente normais. Para os jovens da época, a única maneira de se estabelecer dentro daquela sociedade era pertencer a uma das gangues, que na busca por território travavam imensas batalhas.
A situação se modificou quando o DJ Kool Herc montou uma Block Party (festas que tomavam toda a rua). Essas festas trouxeram uma nova música e um novo jeito de dançar, transformando as brigas entre gangues em batalhas artísticas. Era o início do movimento Hip Hop.
No Brasil, o hip hop chegou nos anos 80, quando jovens se encontravam no metrô São Bento para fazer rimas e dançar. Em 2006, o dançarino Frank Ejara reuniu vários dançarinos da cidade e, juntos iniciaram tentativas de retomar o espírito que havia sido perdido com o final da Rua São Bento. A partir de 2007 passaram a a se realizar na Vitrine da Dança da Galeria Olido nascendo então a JAM OLIDO de Danças Urbanas; e que em janeiro e fevereiro acontece no Centro Cultural da Penha.
Música alta e centenas de jovens em batalhas de dança são o que você encontra ao entrar no Centro Cultural. Primeiro eles formam uma roda, depois um dos integrantes vai até o centro e inicia uma improvisação de dança. Com o término da performance ele “intima” outro participante, e então se têm início as batalhas.
Centro Cultural da Penha
12/1 e 9/2, das 14h às 17h. Grátis (não é necessário retirar ingresso)
Livre para todos os públicos.
Fonte: Prefeitura Municipal de São Paulo
Mais notícias sobre a Penha:
- Confira o que abre e o que fecha na Penha durante o feriado de 2 de Novembro
- CCZ realiza Semana de Vacinação contra a Raiva na Penha
- Polícia aprende caminhões e mercadorias na Penha
- Penha concorre no Tira Teima do Melhor Pastel de Feira
- Penha: capacidade do Piscinão Rincão é recuperada com reforma de bombas