Cartão BOM que integra ônibus e metrô passa a valer na Penha
quarta-feira, 19 de dezembro de 2012O cartão BOM (Bilhete do Ônibus Metropolitano) que vai integrar ônibus metropolitanos com 22 estações do Metrô e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) passa a valer a partir dessa semana.
Nesta etapa, serão beneficiados cerca de 100 mil usuários. Quando as 153 estações do sistema (89 da CPTM e 64 do Metrô) oferecerem este benefício, cerca de 500 mil usuários do sistema metropolitano de ônibus serão beneficiados.
Desde ontem (17), o bilhete passou a integrar cinco estações do metrô e cinco da CPTM. A partir de sábado (22), mais sete estações da CPTM contarão com essa facilidade e no dia 27 de dezembro, mais duas estações do metrô e três da CPTM vão fazer parte do sistema.
As 22 estações foram selecionadas por apresentarem maior volume de usuários nas integrações físicas entre EMTU, Metrô e CPTM, além de melhores condições estruturais para instalação dos equipamentos.
O cartão BOM da EMTU/SP já é utilizado em mais de 600 linhas de ônibus intermunicipais da região metropolitana de São Paulo.
Nas 22 estações anunciadas nesta segunda-feira, serão integrados fisicamente o Cartão BOM Comum, o BOM Empresarial e o Vale-Transporte, ficando de fora o BOM Escolar, BOM Sênior e BOM Especial.
Benefícios do cartão
O projeto-piloto da integração física do Cartão BOM foi lançado na estação Palmeiras/Barra Funda do Metrô e CPTM pelo Governador Geraldo Alckmin. Essa era uma reivindicação antiga dos usuários quanto à unificação da forma de pagamento nos ônibus metropolitanos, Metrô e trens da CPTM.
A recarga dos cartões Bom Vale Transporte e Bom Empresarial pode ser feita nas catracas dos ônibus metropolitanos e também nas 60 lojas e postos de atendimento distribuídos na região metropolitana de São Paulo. O Bom comum pode ser recarregado nas lojas e postos de atendimento. A relação completa pode ser consultada no site do Cartão BOM.
Cronograma de lançamento
Segunda-feira (17)
Estações do Metrô: Estação Itaquera, Estação Brás, Estação Carrão, Estação Penha e Barra Funda (Linha 3)
Estações da CPTM: Estação Osasco, Estação Carapicuíba e Estação Barra Funda (Linha 8 ), Estação Itaquera da CPTM (Linha 11), Brás (Linha 12)
Sábado (22)
Estações da CPTM: Estação Mogi das Cruzes, Estação Estudantes Guaianazes (Linha 11); Estação Itaim Paulista, Estação São Miguel, Estação Comendador Ermelino Matarazzo (Linha 12); Estação Itapevi.
Quinta-feira (27)
Estações do Metrô: Estação Armênia (Bom Retiro), Estação Tucuruvi (Linha 1); Estações da CPTM: Estação Caieiras (Linha 7), Estação São Caetano (Linha 10), Grajaú (Linha 9)
Como funciona
O sistema Leitores de cartões instalados nas estações da CPTM e do Metrô foram substituídos por equipamentos dotados de uma nova tecnologia que permite a leitura dos dados do cartão BOM e do Bilhete Único, liberando então a catraca. Os valores pagos pelos usuários não foram alterados.
Sistema de pagamento atual
Atualmente, são aceitos o Bilhete Único (que integra o sistema municipal de linhas de ônibus com o sistema metroferroviário) e o bilhete magnético na rede da CPTM, Metrô e ViaQuatro (concessionária da Linha 4—Amarela de metrô).
O BOM é utilizado nos cinco mil veículos do sistema metropolitano de ônibus que interligam 39 municípios da Grande São Paulo. Nas linhas municipais de ônibus da cidade de São Paulo, o pagamento é feito por meio do Bilhete Único. As cidades de Cotia, Taboão da Serra, Carapicuíba, Mairiporã, Ferraz de Vasconcelos, Poá, Rio Grande da Serra e a cidade de São Caetano do Sul aceitam também o cartão BOM. E outros municípios da região metropolitana têm seu próprio cartão de pagamento de tarifa.
Como obter o cartão
Pelo telefone 0800 771 1800, pelo site ou em postos de atendimento.
Fonte: R7
Mais notícias sobre a Penha:
- Animais de estimação são resgatados de casas que caíram na Penha
- A Equipe do Encontra Penha deseja às nossas leitoras um excelente Dia Internacional da Mulher
- Penha: Papo com os jovens nas subprefeituras
- Creches da Penha funcionarão em janeiro; veja quais
- Traficantes alugam casas na Penha para o consumo de crack