Coletânea bem-humorada de William Shakespeare volta a ser apresentada em janeiro na Penha
quarta-feira, 19 de dezembro de 2012Em comemoração aos 20 anos de trajetória dos Parlapatões, Patifes & Paspalhões e às cinco décadas de carreira de Emílio Di Biasi, diretor vinculado à companhia, o grupo decidiu remontar um de seus maiores sucessos: PPP@WllmShkspr.Br, uma coletânea bem-humorada de textos de William Shakespeare. Desde o início do ano, o espetáculo foi encenado em diversos espaços e, nos dias 25, 26 e 27 de janeiro, será apresentado no recém-inaugurado Centro Cultural da Penha.
Na atual montagem, alguns cenários e figurinos foram refeitos, acrescentando apenas um acabamento mais ágil para as muitas e rápidas trocas de roupa. “Mantivemos o espírito original da encenação do mestre Di Biasi, apenas atualizando algumas brincadeiras aos fatos mais atuais”, conta Hugo Possolo, diretor e ator dos Parlapatões. Foi Emílio Di Biasi que, em 1998, apresentou ao grupo um texto americano de Adam Long que reunia todas as peças de Shakespeare de forma escrachada. “Desconfiamos um pouco, mas a tradução era da Barbara Heliodora, o que nos deu a garantia de que se tratava de uma brincadeira para ser levada a sério, e resolvemos criar uma versão brasileira daquela grande bagunça com a obra do bardo inglês.”
Para remeter ao período de criação de cada texto enfocado, a encenação é apresentada na frente de um telão que reproduz uma pintura anônima do Globe Theatre (espaço no qual a companhia de Shakespeare trabalhava durante a era elisabetana). Os personagens, por sua vez, são representados de forma mais descontraída, acertados com o perfil dos atores-comediantes. A tragédia de “Otelo”, por exemplo, é contada em um divertido rap “feito por três palhaços que não sabem fazer rap”, revela Possolo.
Para ele, a maior dificuldade foi não trair a versão original e, ao mesmo tempo, atualizar as brincadeiras. “A tecnologia nos ajudou muito, pois tínhamos algumas gravações em vídeo da primeira montagem, o que colaborou desde o trabalho de atuação quanto à recuperação de cenários, figurinos e objetos de cena”, conclui.
PROGRAMAÇÃO
TEATRO E CIRCO | PPP@WLLMSHKSPR.BR
Parlapatões, Patifes e Paspalhões. Texto: Adam Long. Trad.: Bárbara Heliodora. Dir.: Emílio Di Biasi. Com Hugo Possolo, Raul Barretto e Alexandre Bamba. 90 min.
Comemorando 20 anos de fundação, o grupo Parlapatões remonta sua peça de maior sucesso, na qual enfoca diferentes versões brasileiras para a dramaturgia de William Shakespeare, como “Romeu e Julieta” e “Hamlet”.
Retirar ingresso, até um par por pessoa, uma hora antes.
Grátis.
Teatro Martins Penna (Centro Cultural da Penha) – Teatro Martins Penna
Largo do Rosário , 20. Penha . Zona Leste de São Paulo. Tel. 2293-6630
25/01 a 26/01, 6ª. Sáb. às 20h00. 27/01, Dom. às 19h00.
Fonte: Prefeitura Municipal de São Paulo