Mistura de samba e filosofia é tema de espetáculo de dança na Penha
segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013Está em cartaz até o dia 17 de fevereiro a apresentação de dança “Profanação”, da Cia. Danças Claudia de Souza. O espetáculo, que já foi apresentado no ano passado, volta agora no Centro Cultural da Penha - Teatro Martins Penna (zona leste de São Paulo).
Com direção e concepção de Claudia de Souza, a coreografia é o resultado de duas vertentes de pesquisa: uma sobre a história do samba e seus rituais e outra sobre a leitura do livro “Profanações”, do filósofo italiano Giorgio Agamben
Agamben estabelece uma polaridade entre “usar” e de “profanar” e a concepção do espetáculo passa pela ideia de que o contato é uma primeira forma de profanação, (re)colocando em uso aquilo que o sagrado havia separado.
A partir dessas ideias, o elenco, formado por Claudia de Souza, Cristiana de Souza, Ítalo Ramos, Junior Domingos, Rafael Abreu, Rafael Valentim e Yeda Peres, aborda os rituais contemporâneos e os ritos de passagem que permeiam a sociedade.
As apresentações do coletivo de dança no bairro da Penha, que completa 17 anos de existência em 2013, acontecem de sexta a domingo e são gratuitas.
Serviço:
Teatro Martins Penna – Centro Cultural da Penha. Lgo. do Rosário, s/nº, Penha de França, região leste, cidade de São Paulo
Tel.: 0/xx/11/2295-0401. 200
Lugares. Sex. e sáb.: 20h. Dom.: 19h. Até 17/2. 60 min. Livre.
Retirar ingr. uma hora antes. Grátis.
Fonte: Folha On Line