Subprefeitura Penha promove palestra sobre violência contra mulheres
terça-feira, 7 de dezembro de 2010A Subprefeitura da Penha realizou na última sexta-feira (3/12) palestras e debates sobre a violência contra as mulheres, como parte das atividades da campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”, promovida pela Secretaria de Participação e Parceria (SMPP).
Na abertura do evento, a médica Maria Regina de Carvalho Kosma falou do atendimento às mulheres vítimas de agressão, que ocorre na maioria das vezes dentro dos lares. Em muitos casos, bebidas alcoólicas e drogas acabam sendo o motivo de brigas: as mulheres, quando não sofrem agressão física, são ofendidas moralmente.
A tenente Leia Maria dos Santos, da Polícia Militar, abordou todo o procedimento da Polícia Militar ao atender uma ocorrência de agressão contra a mulher, desde a chegada ao local até os primeiros atendimentos à vítima.
A delegada Marli Maurício Tavares, da Polícia Civil, falou dos passos importantes dados pela Lei Maria da Penha. Um exemplo citado por ela é que hoje, após o registro de uma queixa contra o cônjugue, a esposa não poderá retirar a denúncia. “Isso foi um passo a favor das mulheres, já que, antes, a queixa podia ser retirada e todo trabalho nosso não dava seqüência”, comenta a delegada.
Ela disse ainda que, quando o agressor estiver ganhando a liberdade, o fato será comunicado para a ex-esposa ou vítima.
Uma vítima de agressão do cônjuge, Juciara Almeida Souza, deu seu testemunho e enfatizou que a pior agressão é a psicológica, pois nunca sairá da memória.
Fonte: Prefeitura de São Paulo